quinta-feira, 30 de março de 2017

COMBATE A CORRUPÇÃO – O FEITIÇO ESTÁ VIRANDO CONTRA O FEITICEIRO

Àqueles que não concordam, peço desculpas. Apenas discordar de uma opinião não significa que ela seja verdadeira ou mentirosa. Mas os fatos falam por si só.

Quando falávamos que corrupção é um problema endêmico do país, muita gente dizia que o pessoal que simpatizava com as gestões petistas estava querendo arrumar uma desculpa para justificar a corrupção DO Partido (nunca ninguém negou a existência de corrupção também NO PT, mas insistiam em falar corrupção DO PT).

O que ninguém nunca perguntou foi:

POR QUE A CORRUPÇÃO COMEÇOU A SER COMBATIDA DE FORMA EFETIVA NOS ÚLTIMOS 14 ANOS?

Nenhum Governo em nosso país, desde sua fundação - aí volto àquela questão que colocaram, ao falar de forma irônica que a corrupção vinha desde Cabral como forma dos petistas “justificarem os seus atos corruptos”.  Mas de fato, EXISTE CORRUPÇÃO DESDE CABRAL – quem estudou História deve lembrar daquela famosa carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal - assim como existe corrupção NO MUNDO INTEIRO. Até mesmo em países mais democráticos do que o nosso – como os EUA, que tem até mais corrupção que o Brasil.

E o que os sucessivos governos fizeram para combater ou diminuir a incidência da corrupção em nosso país? QUASE NADA. Ao contrário, A CONSTANTE CRIAÇÃO DE PRIVILÉGIOS DENTRO DO ESTADO, AS CASTAS POLÍTICAS, JURÍDICAS, EMPRESARIAIS (NACIONAIS E ESTRANGEIRAS), E ATÉ RELIGIOSAS, AS ELITES POPULACIONAIS, um após o outro foram reciclando um processo que nunca tinha fim, se revezando constantemente na pilhagem e no ASSALTO ao patrimônio do país, sangrando-o e dilapidando-o.

Para os tolos e “midiotizados” que pensam ter este processo começado apenas nestes últimos anos, uma informação frustrante: ISSO SEMPRE EXISTIU. Nossas riquezas desde Cabral foram sendo transferidas para países estrangeiros ou através de contrabando (LEMBRAM DO VELHO DITADO “SANTO DO PAU OCO”?), ou através da corrupção de autoridades, para que fizessem “vista grossa”, aprovassem Leis que os favorecessem, medidas que dilapidam nosso patrimônio, ou mesmo “entregando de mão beijada” nossas riquezas, a troco de uma “gorda comissão” depositada em contas numeradas de PARAÍSOS FISCAIS.

Nas últimas décadas, principalmente após a REDEMOCRATIZAÇÃO, em 1989(não vou falar aqui da corrupção no REGIME MILITAR, que existiu – e muito – e ficava escondida dentro dos gabinetes, protegidas por fuzis, baionetas, tanques e canhões, pois ninguém ousava questionar nada. E nossa imprensa, muito menos também não tinha liberdade.

Aí veio a REDEMOCRATIZAÇÃO. Ventos democráticos passaram a soprar em nosso país. A liberdade passou a valer para tudo e em tudo. Por conta do trauma dos “anos de chumbo”, cunhou-se a expressão “é proibido proibir”. Então o que passamos a ver foi um certo vale tudo, uma liberdade tamanha, que em alguns casos virou “libertinagem”.

Mas, não mexeram com as estruturas do Poder. Os vícios advindos de outrora permaneceram. Os privilégios das CASTAS DOMINANTES, que sempre se serviram do ESTADO, foram mantidos. A IMPRENSA – que desta vez passou a ter liberdade – virou um QUARTO PODER, mas um PODER praticamente associado dos outros TRÊS PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. Chegando ao ponto de em MG durante as gestões de Aécio Neves, terem cunhado a expressão “Lema dos Três Mosqueteiros”, que na realidade eram quatro: “um por todos, e todos por um”. Executivo protegia e era protegido pelo Legislativo, e pelo Judiciário, com a cumplicidade de imprensa - que sempre foi E AINDA É, beneficiada com GORDAS VERBAS PUBLICITÁRIAS para, ou falar bem, ou fingir que fala mal, ou simplesmente “calar a boca”, e ainda de tabela, perseguir os opositores. Qualquer semelhança com o que vemos hoje, não é mera coincidência.

Nos próximos POSTS falarei do papel de cada um nessa HISTÓRIA DA CORRUPÇÃO e do SEU COMBATE:

Os Partidos políticos – os principais: PT, PMDB, PSDB, DEM, e os menores.

Os Políticos

O Judiciário – O caso da prisão dos membros do TCU do Rio de Janeiro é emblemático e demonstra há quantos anos esse processo de corrupção se “renova” em nosso país.

A IMPRENSA – Principalmente A GRANDE IMPRENSA. E a IMPRENSA ALTERNATIVA (blogs sujos, como chamava o Serra), que cresceu exponencialmente para o bem e para o mal com o surgimento das mídias pós-massivas.

O fator PT. Sua ascensão ao PODER em 2003. Seus atos que permitiram um combate mais efetivos à corrupção em nosso país. A perseguição JURÍDICO-POLÍTICO-MIDIÁTICA, advinda desta permissividade e liberdade dada aos Órgãos de Controle e Fiscalização para investigar (nunca antes permitida em nosso país). Um poder de veto, concedido a quem nunca teve voto, que de um lado favoreceu um efetivo combate à corrupção, mas de outro demonstrou um lado nefasto onde não há limites para a sede de Poder, mas há limites à vontade de se investigar e punir atos corruptos de forma efetiva. Tudo isso aliado a uma CONSTANTE PUBLICIDADE dos atos, através de vazamentos (nunca investigados) e CAMPANHAS MIDIÁTICAS, voltadas exclusivamente contra o Governo Petista, visando destituí-lo do Poder.

E através desta CAMPANHA DE GUERRA MIDIÁTICA contra o PT, desta verdadeira “blitzkrieg” JURÍDICO-POLÍTICO-MIDIÁTICA, aconteceu o que eles NUNCA ESPERAVAM:

O tema CORRUPÇÃO virou PAUTA DE DISCUSSÃO para a população, e ela (a população), se cansou de ver tanta CORRUPÇÃO, passou a discuti-la, e cobrar providências das AUTORIDADES.
No começo, as pessoas foram levadas a acreditar que PT é CORRUPÇÃO, e CORRUPÇÃO é PT.
Fizeram uma CAMPANHA para levar a população a acreditar nisso – o chamado “efeito manada”. Fizeram as pessoas baterem panelas na janela, irem às ruas com camisas da CBF, etc. Tudo isso visando “varrer o PT da política nacional”, pois o PARTIDO ERA – SEGUNDO TENTARAM PRECONIZAR – O SÍMBOLO DA CORRUPÇÃO EM NOSSO PAÍS.

Mas, quando se joga luz em cima de áreas que sempre foram escuras, é natural que surjam muitas coisas. Começou a aparecer a VERDADEIRA FACE DA CORRUPÇÃO. Começou a cair por terra a afirmação que CORRUPÇÃO É PT e PT É CORRUPÇÃO. Começou a aparecer a verdade, a de que esta espúria associação entre EMPRESAS e ESTADO – em uma verdadeira PPPC (Parceria Público Privada Corrupta) -  sempre existiu, em todos os níveis de governança(FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO), e em todos os Partidos. Ou alguém ainda acredita na tese de que mesmo com o PT no Poder, A GRANA PRETA QUE EMPRESÁRIOS DOAVAM PARA O PSDB (só este pequeno exemplo), era AMOR, AMIZADE, IDEOLOGIA?

Então o FEITIÇO COMEÇOU A VIRAR CONTRA O FEITICEIRO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...