domingo, 19 de março de 2017



A carne é fraca, mas o espírito das luzes da ribalta é forte.

O Instituto Nina Rosa - Projetos por Amor à Vida - lançou no último dia 12 de novembro, durante o 36º Congresso Vegetariano Mundial - que aconteceu entre os dias 8 e 14 daquele mês o documentário "A Carne é Fraca".

"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel." Provérbios 12:10
Créditos: 
Instituto Nina Rosa: http://www.institutoninarosa.org.br/
Adquira o DVD aqui: http://www.guiavegano.com.br/vegan/el...






Estes documentários alertam sobre o consumo excessivo de carne e suas consequências, tanto para quem trabalha nos frigoríficos, quanto para quem consome os produtos derivados.


Antes de tudo, gostaria de dizer que não confio em nada nos alimentos que a indústria alimentícia nos oferece, principalmente da dos derivados de carne, frango, porco e peixe.

Esta história da Operação A Carne é Fraca, serve com um propósito interessante que poderia dar início a uma discussão SAUDÁVEL: A questão dos riscos à saúde de produtos industrializados, principalmente os derivados de animais.

Sempre que vou ao supermercado, me acostumei a ler rótulos, mas sempre me intrigou ver, por exemplo, um suco de manga, tendo em seu conteúdo, suco de maçã, ou ver na composição dos hambúrgueres, partes de outros animais diferentes dos bovinos (já que o hambúrguer é de carne bovina, acreditava que ali tinha basicamente carne moída. O mesmo se dá com relação às salsichas, linguiças, mortadelas, etc.

Qual foi minha decisão? Não consumir mais tais produtos.

Descobri que existe uma coisa chamada Carne Mecanicamente Separada – CMS e o seu fim. Mas o que me espantou foi uma denúncia que estariam colocando papelão na linha de produção deste tipo de carne. O que acho uma coisa muito grave, se isso realmente for confirmado. Mas se tudo isso expõe verdades, também tem servido para espalhar falsas ou enganosas notícias, e é quanto a isso que devemos ter cuidado.

Mas, em tempos de estrelismos, de justiça justiceira, em tempos de pirotecnias midiáticas em operações policiais, uma Operação policial da PF, batizada como “A Carne é fraca”, expõe as entranhas e as vísceras do mercado de produção de carnes e derivados.

Uma operação, que poderia ser feita de forma discreta e sigilosa, como muitas outras das 2.962 Operações realizadas pela PF desde 2003.

Mas por que de forma discreta e sigilosa? Por que atinge em cheio uma indústria em que o Brasil é líder mundial, e derruba no mundo inteiro a já combalida credibilidade do país e favorece diretamente seus concorrentes estrangeiros.

Sem querer voltar à velha cantilena de que “sempre existiu corrupção”, mas já voltando, a corrupção no setor sempre existiu, e sempre favoreceu determinados grupos, principalmente no agronegócio. Esse lobby do agronegócio, já está instalado como cancro nas entranhas de nosso Congresso há muitas décadas, favorecendo uns e outros, pois como já é sabido, no Congresso existe a Bancada BBB(Bíblia, Boi e Bala), que faz lobby dentro do próprio Congresso, a favor de suas causas.

Mas, honestamente acho difícil acreditar que, um produto tipo exportação “MADE IN BRAZIL”, iria ser aceito em outros países – principalmente os grandes mercados consumidores mundiais – com tamanha adulteração e contaminação com produtos químicos diversos e até cancerígenos.

Aqui a fiscalização é frágil a ponto de o país aumentar o nível de tolerância a alimentos contaminados por radioatividade como leite em pó, e outros produtos, em níveis de becqueréis maiores do que os tolerados antes, afim de permitir a importação de carne e leite de países da Europa(principalmente da Ex URSS), contaminados com a radiação do acidente de Chernobyl. Mas o então Governo Sarney, permitiu que tais carnes e leites oriundos da Europa entrassem no Brasil, em 1986.

Mas nos outros países a coisa não é como aqui. Lá, por causa da exigência de seus mercados internos, há uma fiscalização constante, a ponto de criar barreiras sanitárias e fitossanitárias contra produtos eventualmente contaminados. E isso é uma prática comum, até no Brasil.

Mas então, como explicar uma Operação deste porte, limitando-se basicamente aos MAIORES FRIGORÍFICOS BRASILEIROS, e restrito apenas a alguns Estados da Federação?

Acompanhe aqui a entrevista que PEDRO EDUARDO DE FELÍCIO, Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da UNICAMP, concedeu à Rádio CBN, em que ele afirma categoricamente: “Estão fazendo o problema parecer maior do que é, afirma professor da Unicamp sobre Operação Carne Fraca”.

 Para maiores esclarecimentos, leia as reportagens abaixo:
A Carne Fraca e o reino dos imbecis – Portal GGN – Luiz Nassif

Xadrez para entender a operação Carne Fraca – Portal GGN – Luiz Nassif


A então Ministra da Agricultura da Presidente Dilma Roussef, Kátia Abreu, tentou demitir o fiscal agropecuário Daniel Gonçalves Filho, que já estava sendo investigado por indícios de corrupção, mas foi impedida por uma ação direta do atual Ministro da Justiça Osmar Serraglio, da bancada do PMDB paranaense. Serraglio era da cota de indicação do Eduardo Cunha, junto ao Michel Temer(lembram quando Cunha alegou que fizera negócios de carne no passado?). Osmar Serraglio chamava Daniel Gonçalves de “O Grande Chefe”...

Serraglio era protetor do fiscal da ‘Carne Fraca’ – Josias de Souza - UOL

Osmar Serraglio não notou, mas está em apuros... – Josias de Souza - UOL

 Mas afinal, quem é Maurício Moscardi Grillo, o Delegado da PF a frente desta Operação A Carne é Fraca?


Lava Jato: cai o delegado das mordomias no Paraná – Marcelo Auler

“Veja” deu pérola aos porcos! – Marcelo Auler

Entrevista de coordenador da Lava Jato na PF confirma 'lawfare' contra Lula, dizem advogados – JB On line

Armação federal: as indisciplinas do DPF Moscardi, por Marcelo Auler - GGN

Armação Federal II: “indisciplinas” do DPF Moscardi - GGN

 

O mundo precisa do Brasil para comer – Dinheiro Rural

Este Post mostra como o Parlamento Europeu – em 2007 – embargou a carne brasileira com “suspeita de contaminação por febre aftosa”. O então Ministro da Agricultura Pratini de Moraes, perguntou a um comissário da UE sobre o por quê de nossa carne ser taxada na Europa em 176%, enquanto automóveis Europeus de luxo pagavam apenas 35% no Brasil, sua resposta foi taxativa: “É QUE VOCÊS SÃO MUITO COMPETITIVOS”.


O Brasil é o 2º maior produtor de carne do mundo, e disparado – com 40% do mercado mundial – o maior produtor de frango, vendendo para mais de 150 países.

 

Esta é uma pista sobre o que pode estar por trás dessa megaoperação pirotécnica da PF.


Operação Carne Fraca da PF coloca JBS e BRF na mira por esquema de corrupção – El País

Fraudadores produziam carne com substâncias cancerígenas, diz delegado da PF – Época Negócios

Produtos químicos eram usados para 'maquiar' carnes vencidas, diz polícia – G1

Imprensa internacional repercute operação Carne Fraca no Brasil – G1

Carne Fraca: Delegado da PF diz que parte da propina ia para partidos políticos – G1

 

‘Perdemos o timing’ para prender Lula, diz delegado da Lava Jato – Veja

 

PF diz que propina da Carne Fraca abastecia PMDB e PP - Estadão


Agora, meus queridos amigos, vamos colocar a cabeça para pensar, deixando o ofício de “ser burros”, para os “muares”. A quem realmente interessa tudo isso? Como já demonstrado, tal operação envolvia um número limitado de frigoríficos, mas existem MILHARES DE FRIGORÍFICOS (INCLUÍNDO CLANDESTINOS) espalhados por todo o Brasil, que de fato realmente podem praticar “impunemente” tais atos, pois sobre eles não há fiscalização, nem investigação.

Numa operação matemática nefasta, somemos:

01 - O interesse de um Delegado Federal, buscando massagear seu ego, depois de ficar melindrado e excluído da Operação Lava Jato;
02 – Indústrias internacionais da área de produção de alimentos, interessadas em quebrar nossa indústria nacional(que é das mais fortes do mundo), assim como aconteceu na indústria de infraestrutura e engenharia;

03 – Outro possível motivo chama-se Lava Jato. Mirando em um “fato novo”, o foco que está em cima de alguns próceres da República é desviado um pouco, afim deles poderem continuar agindo nas sombras para poder encontrar uma maneira de “se livrar dos tentáculos da Lava Jato”;

04 – Ou o cara realmente é um sujeito que, desejando ver novamente sobre si as luzes da ribalta, resolve aproveitar-se de um momento para se colocar em destaque, aproveitando-se do oportunismo e do estrelismo que nossos homens e mulheres tem alcançado graças ao status que a imprensa lhes dá;

Nossa imprensa, honestamente não está nem aí para informar de forma correta e isenta os fatos, chegando ao ponto de praticamente reverberar opiniões dos Delegados Federais sem ao menos procurar saber se existe um embasamento técnico naquelas práticas utilizadas. Em uma ignorância tremenda, nossa imprensa fala asneiras, sem ao menos tentar buscar informações técnicas antes de divulgar os fatos. As pessoas comuns, tanto as más como as bem-intencionadas, também acabam reverberando os fatos, que acabam assumindo ares de verdade absoluta, massacrando mais uma vez alguém que foi SUMARIAMENTE ACUSADO, sendo já condenado mesmo se defendendo, e causando estragos econômicos e na credibilidade de tais empresas, tanto nacional, como internacionalmente (podendo gerar prejuízos na casa de US$ 15 Bilhões de Dólares.

Quando resolve procurar uma opinião técnica, acaba ouvindo os fatos como eles são, como os mostrados por esta entrevista do Engenheiro de Alimentos PEDRO EDUARDO DE FELÍCIO.

 Entrevista à Rádio CBN de Pedro Eduardo de Felício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...