quinta-feira, 23 de março de 2017

LAVA JATO, GRAMPOS, VAZAMENTOS, ABUSOS, SATIAGRAHA, PROTÓGENES QUEIROZ, DANIEL DANTAS

Num estado policialesco em que vivemos, ninguém (a não ser gente ligada ao PSDB), está imune a monitoramentos, investigações, punições, conduções coercitivas, e até a prisões temporárias e preventivas, como aconteceu com a cunhada do Vaccari, que foi presa porque a PF acreditou que estaria fazendo depósitos na conta da irmã, mas depois foi comprovado por imagens que era a própria irmã que estava fazendo o depósito na agência naquele dia em questão. E é este o “efeito Lava Jato”.
Muita publicidade, muita ribalta, muitos vazamentos seletivos (estes podem acontecer e não são investigados). Aliás, existem muitos pedidos de investigações internas que buscam esclarecer e investigar os chamados “VAZAMENTOS” ilegais, mas geralmente dão em nada por causa dos interesses óbvios, claro.

Mas a questão que levanto é: por que existem tantos vazamentos, já que o processo de delação premiada, em sua fase inicial, POR LEI DEVE SER SIGILOSA?(veja mais aqui) A quem interessa?
É obvio que a imprensa (quando o assunto segue sua linha editorial) é uma das pontas(a principal) interessadas em obter “informações privilegiadas” para depois publicar como “furo de reportagem”, e faturar milhões com o assunto.

Veja por exemplo o caso da Operação Carne Fraca. A GRANDE MÍDIA explorou ao máximo a versão sensacionalista da Operação, sem se preocupar com as consequências. Obrigando com isso, os grandes fabricantes a publicar anúncios praticamente durante o dia inteiro nas grandes redes, afim de tentar minimizar os estragos proporcionados, gastando uma fortuna veiculando estes esclarecimentos.
A grande mídia em geral não se preocupou em “poupar nada”, jogando as informações como vinham chegando, sem se preocupar com a verificação da veracidade dos fatos, ou sem se preocupar em buscar um contraditório e opiniões técnicas sobre o assunto.

Tudo isso se tornou um CICLO VICIOSO – e perigoso. A PF (ou o MPF) vaza uma informação de que estará nas ruas deflagrando uma nova operação. Lembram da declaração do então Ministro da Justiça Alexandre de Moraes que antecipou uma operação da PF a jornalistas de Ribeirão Preto na semana que viria? Ou então do batalhão de repórteres das maiores redes que já estavam de plantão as 6 da manhã na casa de Lula? Como a Globo já sabia da Operação?

Desde o começo da Lava Jato tem sido assim. Mas nem sempre foi desse jeito. Um grande exemplo foi a Operação da PF chamada Satiagraha. À frente dela estava o Delegado Protógenes Queiroz. Conheça mais sobre o caso nos links abaixo:









Notem bem que Protógenes Queiroz foi preso, demitido, julgado e condenado 2 anos e 6 meses de prisão, tudo por causa – segundo alegado pelo STF – dele ter divulgado antecipadamente para a IMPRENSA que a PF desencadearia a Operação Satiagraha.



Se a Carne Fraca(segundo a PF é podre), imagine o que está acontecendo lá dentro de nossos Órgãos que deveriam primar pela condução e aplicação correta da Lei em nosso país, que atualmente vaza para a imprensa tudo o que interessa, chegando ao ponto de sugerir via mensagens que os agentes procurassem “fazer fotografias e vídeos com no máximo 10s de duração para a divulgação na IMPRENSA”.







Com relação a vazamentos, deixo aqui uma série de reportagens, a maioria tendo como origem o site do Marcelo Auler:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...