sábado, 18 de março de 2017

FILHO FEIO OU FILHO BONITO? AFINAL QUEM É O VERDADEIRO PAI DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO?



    A Selfie da Falta de vergonha


No Brasil, desde sempre existe aquela máxima de que “filho feio não tem pai”, ou seja, quando alguém pratica um ato negativo ou algo ruim, ninguém assume sua paternidade. Há também aquele filho que está sendo gestado, que um monte de gente fica contra, desmerece suas qualidades e beleza ou mesmo sua necessidade de cumprir seu papel no mundo, na História, faz de tudo para abortar seu nascimento. Mas, depois de tanto sofrimento, tanta dor de parto, tanta gente se colocando contra, tanta gente tentando abortar o nascimento da criança, finalmente ela nasce.

Então, aqueles críticos de outrora, ao ver que o nascimento da criança já é uma realidade, fazem o que?

Se colocam a favor, acham que ela é “bonitinha”, destacam sua importância e seu papel na História, etc. Tiram fotos perto dela. Querem assumir, ao menos em parte, sua paternidade, e muito mais.
O verdadeiro pai, aquele que de fato corajosamente bancou e insistiu no nascimento da criança nem é citado, ou mal é citado como o autor da façanha.

Aliás, justiça seja feita, a ideia de concepção desta criança vem desde os tempos do Império, com D. Pedro II.

Mesmo vendo a necessidade de se fazer alguma coisa para livrar o Nordeste do flagelo da seca, ano após ano, governo após governo, sempre quem governou nosso país encontrou na promessa de transposição um meio de ganhar votos, e na “inviabilidade da obra” um meio de não a realizar.

Até que veio um nordestino “cascudo” e resolveu comprar a briga para realizar esta obra, pois conhece e sentiu na própria pele o flagelo da seca.
Como pode ser visto nestes posts:





O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.




Temer leva Fora Temer:





Obras no Nordeste













Jocax: A Seca e o Rio Amazonas

1% da vazão do Rio AM eliminaria falta de água no NE e Sudeste, diz CPRM

Governo já tem projeto de transposição do Rio Amazonas pronto, diz José Melo

PORQUE A INTEGRAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ORENOCO, AMAZONAS E PRATA É IMPRESCINDÍVEL PARA O PROGRESSO DO BRASIL E DA AMERICA LATINA


TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO: planejar é preciso


TRANSPOSIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA A REGIÃO SEMI-ÁRIDA EQUATORIAL DO NORDESTE BRASILEIRO


Há também projetos que sugerem a transposição do rio Amazonas, enviando água para o Nordeste. Alguns cientistas questionam, pelo fato de ter que se construir um sistema de bombeamento, que necessitaria de energia para enviar a água, vencendo aclives montanhosos. Mas se de um lado temos um aclive, de outro teremos um declive, cuja queda d´água poderia ser aproveitada para gerar a energia necessária para o bombeamento da água.

Como a imprensa via as obras de integração do “velho Chico”?

Opinião de Augusto Nunes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...