sexta-feira, 10 de março de 2017

A Espada de Dâmocles sobre a cabeça dos políticos
Originária de uma antiga parábola moral grega, e popularizada pelo filósofo romano Cícero, através do livro, Tusculan Disputationes, que foi escrito no ano de 45 A.C., a expressão “espada de Dâmocles” narra a história do Rei Dionísio II, um Rei que governava a Cidade de Siracusa com mão forte. Muito rico e poderoso, porém o Rei era infeliz. Não confiava em ninguém. Morria de medo de ser assassinado. A tal ponto que só confiava em sua filha para ser barbeado com uma navalha. Dizia-se que seu quarto era cercado por um fosso.
Havia também em seu Reino, um amigo muito bajulador chamado Dâmocles, que afirmava que o Rei, por ter muito poder e autoridade, era muito afortunado. Dionísio então lhe propôs uma troca: Dâmocles seria Rei por um dia, afim de que ele experimentasse um pouco desta sorte e sentisse o gosto de ser servido em ouro e prata, ser atendido por servos, que lhe ofereceriam as melhores comidas e bebidas.
Mas o Rei previamente mandara colocar uma espada afiada sobre o trono, segura apenas com o fio do rabo de um cavalo.
Dâmocles não acreditou na própria sorte, e começou a desfrutar de sua vida de Rei, ao menos por um dia. Estando ele relaxado olhou para cima. Então viu sobre sua cabeça uma espada muito afiada pairando perigosamente. Dâmocles repentinamente perdeu o interesse pela realeza, por suas comidas, bebidas e suntuosidades.
O conto de Cícero vinha demonstrar que quem está no Poder, sempre viverá sob o martírio da ansiedade, da morte, da apreensão constante, da queda, da destituição, ou seja, quem está no Poder vive sob um PERIGO IMINENTE. Por isso a expressão “por um fio” foi popularizada e eternizada.
Os políticos e autoridades no Brasil atual vivem sob o terror de ver sobre suas cabeças uma “espada de Dâmocles” jurídico-política pendurada por um delgado fio de um prestígio e confiança já totalmente corroído, e que a qualquer momento pode ser cortada, ou por um cálculo errado de alguém, ou pela loucura de um ato insano, ou por acidente(como já dissera o próprio ex-Presidente Kennedy no passado, narrado no livro dele próprio chamado “Uma visão de Paz – os melhores discursos de John F. Kennedy” – Pág 292)
Enquanto a “espada de Dâmocles” pairava sobre as cabeças petistas(principalmente), a classe política em geral não se preocupava. Havia apenas a preocupação em retirar o PT do Poder, para então “delimitar a Lava Jato onde estava”.
O Poder Judiciário passou a sentir “gosto pelo Poder” e está, assim como Dâmocles inebriado com a possibilidade de abocanhar um grande naco deste Poder. Mas pior do que o Poder, muitas vezes é a ilusão do Poder. Pois isso acaba gerando nas pessoas uma sensação de Poder muito maior do que de fato elas têm e, a partir disso, elas passam a agir de forma autoritária e algumas vezes monocrática. Gera uma tremenda insegurança jurídica, pois o Poder Judiciário age “emparedando” os outros Poderes, chantageando e “ameaçando” cortar o fio da “espada de Dâmocles” que tem pairado sobre os outros Poderes.
A
Teoria de Montesquieu, de equilíbrio entre os Poderes foi completamente violada e quebrada. Mas agora, nossos “governantes atuais” estão tentando juntar os cacos do equilíbrio que eles quebraram, para finalmente alinhavar um grande acordo nacional envolvendo todos os Poderes (inclusive STF), para assim viverem novamente em harmonia, como antes de 2003.
Os políticos no Brasil se acostumaram, desde sempre, a governar em uma PPP(Parceria Público Privada), junto com grandes setores empresariais de nosso país. Setores que CORROMPEM a classe política e também são CORROMPIDOS por ela. Também lembrando que dentro do próprio Congresso Nacional os lobbies são largamente praticados, e que muitos dos próprios políticos também são grandes EMPRESÁRIOS, LATIFUNDIÁRIOS, REPRESENTANTES DE SETORES EMPRESARIAIS DISTINTOS, ou mesmo atuam (através de algum tipo de recompensa), favorecendo EMPRESAS OU GRUPOS NACIONAIS E ESTRANGEIROS. Isso ocorreu livremente até o final de 2002.
D
esde então, esta face nefasta, infame e pouco republicana de nossas elites políticas, jurídicas e empresariais tem sido expostas e ficaram sujeitas às vulnerabilidades e aos riscos iminentes da “espada de Dâmocles”.
E por que tudo isso?
O PODER CORROMPE?
Ou os homens por natureza são corrompíveis?
Por que então desde seu descobrimento a corrupção no Brasil sempre passou intacta e incólume, mesmo havendo Governantes, Políticos, Juízes, Procuradores, Promotores que se declaravam BASTIÕES DA MORAL e que atacariam a CORRUPÇÃO?
Porque na realidade, em nosso país sempre existiu um CONSÓRCIO e uma ASSOCIAÇÃO entre quem está no Poder e quem é responsável por FISCALIZAR QUEM ESTÁ NO PODER.
A partir de 2003, o que houve foi um divórcio(em alguns casos litigioso), entre o Poder Judiciário(outro que tem uma espada sobre suas cabeças, mas se protege utilizando um grosso compêndio de Leis e artigos, que lhes garante determinadas im(P)unidades), e  Poder Executivo, que desde então tem sofrido uma ação persecutória sem par na História político-jurídica brasileira.
Mas isto é uma história que ficará para ser contada depois.
Acesse os links abaixo para maior conhecimento e esclarecimento dos fatos:
Vídeos do Canal Notícias Comentadas:




















O objetivo é ajuda-lo (a) a formar sua opinião. Leia, busque informações, se informe.

A
prenda a exercer seu inalienável direito de “VER, JULGAR, E AGIR”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...