sábado, 1 de outubro de 2016

O Brasil tem   11,800 Milhões de Desempregados em 2016, 7º do mundo segundo o G1
O Brasil tinha 11.454 Milhões de Desempregados em 2002, 2º do mundo segundo a FOLHA

Desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em ranking com 51 países

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/08/desemprego-no-brasil-e-o-7-maior-do-mundo-em-ranking-com-51-paises.html

Segundo informações no site: "A taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre encerrado em julho e atingiu o maior nível já registrado pela série histórica da Pnad Contínua do IBGE, que teve início em janeiro de 2012. Com isso, o desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em termos percentuais, junto com a Itália, segundo ranking global elaborado pela agência de classificação de risco brasileira Austin Rating."






Agora comparem com esta reportagem da Folha de São Paulo, publicada em 29 de Maio de 2002, dando a informação que o Brasil tinha 11.454 milhões de desempregados, um número ligeiramente menor do que o atual. Mas na época o país era o 2º no mundo em desemprego, sem falar nas taxas de juros, que beiravam 45%.





Segundo falam, esta é a pior crise na História do Brasil. Mas quem fala isto, creio que não conheça História. Por que?
Por que o Brasil vinha num crescente de pujança econômica enorme, tem um estoque de RESERVAS INTERNACIONAIS DE DÓLARES CALCULADOS EM QUASE US$ 400 BILHÕES(na era FHC este valor ficou na casa dos US$ 17 BILHÕES - SEM OS EMPRÉSTIMOS JUNTO AO FMI, que o Brasil sempre recorria até 2007, mas que deve voltar a praticar, com o Temer). Mas por que pegar emprestado, se temos tanto dinheiro em RESERVAS?

 Segundo o noticiário da época, o Brasil andou para trás nos anos 90, dando mostras que as políticas neoliberais nunca foram boas para o país. Desemprego crescente, taxa de jutos altas(45%) ao ano, queda na renda, queda no PIB, arrochos salariais, inflação galopante e, falta de perspectiva, traduzida em uma não crença no futuro do país. O Real já havia naufragado. Tudo graças à ambição eleitoreira que segurou e represou os preços de bens, serviços e cotação do Dólar até a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, para em seguida(1999) soltar e arrochar mais ainda. Coisa que eles criticam hoje.
Só que antes, como hoje, eles sempre tiveram a imprensa amiga, para encobrir os fatos e protegê-los.
Só deixando de fazê-lo por motivos econômicos e retaliação aos atos do Governo de então, chateado com a Globo por causa do episódio Miriam Dutra.
O que permitiu a eleição de Lula e a um significativo crescimento do país, pois o Governo investiu no consumo e na produção para fazer a economia girar e crescer.


Faltaram coisas? Claro que sim. Mais poderia ter sido feito? Claro que sim. Mais ainda pode ser feito? Claro que sim.
Mas os compromissos dos que estão aí não são com o Brasil e nem com os brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...