sábado, 12 de novembro de 2016

UNE, UBES, CARAS PINTADAS, MOVIMENTO ESTUDANDIL DE OCUPAÇÃO NAS ESCOLAS


Como você prefere ver os estudantes que ocupam as escolas?


"Vagabundos fumando maconha e praticando sexo" nas escolas ocupadas, ou jovens escrevendo a HISTÓRIA DO BRASIL?


Milhares de Estudantes estão ocupando escolas em todo país protestando contra a PEC 241(agora PEC 55), e contra a reforma do Ensino Médio proposta pelo atual governo, pois segundo especialistas em educação a proposta além de não ter sido debatida, se baseia em um projeto de 1996, considerado ultrapassado para os dias atuais. Mas as críticas vão mais além, pois o Projeto do Governo, prevê que os professores não precisarão de diplomas para atuar na área que lecionarão. Outro ponto polêmico é a flexibilização praticamente metade do currículo básico (dando aos alunos a possibilidade de escolher algumas matérias, em detrimento de outras. 

Prevê também o fim da obrigatoriedade de disciplinas como EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA (nestes quesitos parece que o governo teria voltado atrás), além de incentivos para implantar o ensino integral nas escolas (neste quesito, sou amplamente favorável). Além de outras mudanças.

Este Projeto de Reforma do Ensino Médio não vem de hoje. Há três anos, a então Presidente Dilma iniciou um amplo debate com políticos, educadores, professores e demais interessados, em torno desta reforma. Mas não colocou nenhuma medida em prática porque ainda estava havendo debates e estudos. Ela não falou de maneira enfática. Falou de maneira genérica. Ela não implementou nada, pois havia e ainda há muito a ser discutido sobre o assunto. Mas o (des)Governo Temer, com sua pressa de “livrar o Brasil do vermelho”, quer fazer tudo a “toque de caixa”, sem debater com a sociedade e principalmente aqueles mais interessados: OS ALUNOS, PROFESSORES, DIRETORES, EDUCADORES, PAIS.

A fala da então Presidente pode até ser questionável e conter alguns equívocos, mas em linhas gerais, há realmente uma necessidade de se estabelecer mudanças em nosso modelo de ensino, adequando-o e conectando-o às necessidades de um mundo cada vez mais integrado. Mas isto ficaria para um outro momento. Um ponto que achei interessante foi a possibilidade de se implantar no ensino médio o mesmo sistema utilizado nas Universidades com relação à repetência de matérias, onde o aluno só teria que repetir a(s) matéria(s) em que foi reprovado.

Porém a questão aqui é sobre os movimentos estudantis em protestos contra a PEC 55, e a reforma do ENSINO MÉDIO, através da ocupação de mais de 1000 escolas em todo o Brasil, tentando mostrar que há um link entre estes movimentos e os da UNE, UBES, e os “caras pintadas” em 1992, pois foi através dos movimentos e protestos estudantis que muita coisa mudou na História de nosso país. E fatos como estes não podem ser desprezados.

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros, e foi fundada em 1937, e sua história se mistura com a História do Brasil por ter sido o grande motor que redirecionou o Governo Vargas para longe do Nazismo e fazendo o Brasil caminhar para a declaração de guerra contra o Eixo Nazi-fascista.

A entidade participou ativamente de campanhas como “O PETRÓLEO É NOSSO”, na década de 40, também participou de forma ativa resistindo à ditadura civil-militar de 1964. Também participou ativamente na luta pelas “Diretas Já”, e também do MOVIMENTOS DOS “CARAS PINTADAS” contra o Governo Collor. Lutou contra as políticas neoliberais da década de 90 e foi ativa durante os Protestos de 2013, lutando por um país melhor e mais justo.



Ao fazer parte dos principais movimentos e protestos populares de nossa História, a UNE conseguiu ver seus pleitos aprovados e conquistou muitos direitos, como a aprovação do Plano Nacional de Educação, que determinou o investimento de 10% de nosso PIB no setor até o ano de 2024, além da destinação de 75% dos royalties do petróleo, e 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor (que recentemente foi revogado pelo Temer, ao mudar a Lei de Partilha).





Mas muita gente tem sido levadas ao engano, graças a conceitos previamente estabelecidos, ora por pura ignorância e desconhecimento dos acontecimentos, ora por serem levadas a acreditar que por trás destes protestos estão petistas, esquerdistas, comunistas, etc. Gente que vem sendo constantemente alienadas a acreditar que tudo que possa aludir a alguma causa progressista ou mesmo ser ligado ao PT é ruim, pois transformaram o Partido em um símbolo de tudo que SEMPRE houve de ruim em nosso país, como se culpa dele fosse.

Meu amigo e minha amiga que gosta ou simpatiza com estes que estão aí, ou que acha que o Brasil está uma bagunça porque milhares de estudantes invadiram dependências de escolas públicas para “praticar sexo” ou “fumar maconha”, como se quem quisesse fazer isso precisasse de todo este esforço para fazer isso. Saiba que eles, assim como os estudantes da UNE, e da UBES, no passado, e no presente, estão escrevendo a HISTÓRIA DO BRASIL.

Enquanto você fica aí servindo de caixa de reverberação daqueles que querem te manipular.

E estão conseguindo fazer um excelente trabalho, enquanto você deixar que lhe manipulem. 

Pense nisso!!!

Abaixo, deixo alguns links para consulta e referência:

Vídeo em que Dilma fala sobre a Reforma do Ensino Médio

UNE – União Nacional dos Estudantes:

Lutas e bandeiras da UNE

A História da UNE

Vídeos com a História da UNE

Discurso da Estudante Ana Júlia:
https://youtu.be/oY7DMbZ8B9Y

Memórias da Ditadura – participação dos estudantes

Depoimentos de estudantes da UNE (muitos deles que hoje são nomes conhecidos na República):

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas:

História da UBES:

Movimento estudantil: O foco da resistência ao regime militar no Brasil

Entenda o que diz a proposta de Reforma do Ensino Médio – segundo o Governo Temer:

Apresentado às pressas, plano de Temer para ensino médio acende debate entre especialistas:


PEC 241: Com quase 1.000 escolas ocupadas no país, ato de estudantes chega a SP

Dia do estudante: o movimento estudantil não vive do passado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...