quinta-feira, 10 de novembro de 2016

AS LIÇÕES QUE HILLARY CLINTON E BARACK OBAMA DERAM AOS POLÍTICOS BRASILEIROS

“Donald Trump será nosso presidente. Devemos a ele uma mente aberta e a chance de liderar” – HILLARY CLINTON – via Twitter

Barack Obama parabenizou o Presidente eleito, e o convidou para ir à Casa Branca para iniciar logo o processo de transição. Durante seu discurso ele afirmou que os EUA precisam de um senso de "unidade, inclusão e respeito pelas instituições". "Somos todos americanos primeiro, patriotas primeiro. Todos queremos o que é melhor para o país"

Atitudes como a de Barack Obama e Hillary
Clinton fortalecem as democracias, e unem as pessoas, mesmo estando diante de um país dividido por causa de uma campanha agressiva, e dão legitimidade às urnas, por respeitar a vontade do povo.

É assim que se pratica a boa política. E isto deveria servir de lição para os caudilhos brasileiros que entra eleição, sai eleição, nunca aceitam que neste jogo só existem dois resultados possíveis, a VITÓRIA ou a DERROTA. Mas a VITÓRIA de um candidato não pode significar a DERROTA DE UM PAÍS.




O desejo da maioria dos brasileiros foi de que nos mantivéssemos na oposição. E faremos uma oposição incansável, inquebrantável e intransigente na defesa dos interesses dos brasileiros” – Aécio Neves – em um discurso nada conciliador ao reassumir suas atividades no Senado.

Atitudes como a de Aécio Neves(e muitos outros), promovem dissensão, causam desunião em um país que ficou dividido por causa de um processo eleitoral agressivo, e acabam dando no que deu em nosso país, desde então. Pois o que eles menos se preocuparam foi com o país, e mais com tomar o Poder pela via do Golpe, que foi em que eles trabalharam desde que as urnas foram fechadas.

“...se eleito não deve tomar posse; se tomar posse não deve governar...”  - Carlos Lacerda.

Tanto Hillary Clinton, como Barack Obama deram demonstração de maturidade política e FAIR PLAY ao discursar – logo após o resultado das urnas -  dando parabéns ao adversário pela vitória, aceitando a derrota, dando um exemplo ao mundo de como se deve praticar o jogo político, e se colocando à disposição para colaborar e facilitar o processo de transição política.

A lição deveria ser aprendida pelas lideranças partidárias aqui do Brasil, afim de evitar o que ocorreu em 2014, quando ao ser determinado o resultado das urnas, o então candidato Aécio Neves não aceitou a derrota e, trabalhou junto com seu Partido e alguns outros, ferozmente para desestabilizar o Governo, mesmo que para isso fosse necessário desestabilizar o país.

Aqui em nosso país, o que nossos políticos de um modo geral, praticam é aquela famosa frase de Lacerda, em 1950 ao discursar sobre uma possível candidatura de Vargas à Presidência, tentando fazer de tudo para impedi-la (qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência):

‘Esse homem não pode ser candidato; se candidato não pode ser eleito; se eleito não deve tomar posse; se tomar posse não deve governar’ – Carlos Lacerda  - UDN

DISCURSO DE HILLARY APÓS A DERROTA PARA TRUMP:


DISCURSO DE BARACK OBAMA APÓS A DERROTA DE HILLARY:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...